sábado, 18 de outubro de 2008

Lume

Teus olhos ardem aqui dentro.
Quando eu estou sozinho.
Eu pareço verdadeiro? Tipo de questão retórica.
Eu sei minhas respostas. Eu acredito saber, talvez eu não tenha toda essa
certeza.
Claramente intocável. É isso mesmo, e qual a sensação?
-Assustador, obscuro.
"...beijar seus olhos, tocar seus lábios..."
É assim *** ** ** *****? Eu tenho suas duas cobras dançando valsa, alguma excentricidade vinda das areias, no meu beijo logo acima.
Espera um minuto: beijo de quem? Meu imaginário sopra outra vez. Eu o freio, eu o quebro em dois.
Eu decidi por não ser. Que?
Não sei ainda, já decidi. Sou todo ouvidos para novas opiniões.
Eu sei que elas não existem, todavia.

Meu sorriso? Você está brincando!
Absolutamente o mais puro grin, eu estou bem certo disso.
Por favor, ligue para o meu telefone uma hora.
Oh, minha gaita soa incrível nas horas da noite. Como eu não notei isso muito antes?
Eu tenho minhas palavras gravadas em pedra arenito.

Eu tenho alguns romances do Velho Oeste e não sei o que fazer
Provavelmente queimarei-os todos
Eu aprecio romances do Velho Oeste. Eles talvez sejam parte do meu começo.
Eu talvez escreva minha própria história de Velho Oeste.
Um monólogo, 68 páginas ou algo do tipo para ser considerado um livro pelas Nações Unidas.

Eu sei que todos têm procurado por outros.


Rafael Lemos. outubro dezessete '08.


ou.tro
pron (lat alteru) 1 Que não é o mesmo; diferente, diverso. 2 Superior, maior, melhor: Depois do conserto este piano ficou outro. 3 Idêntico, igual, segundo, semelhante: Esta cidade é um outro Rio de Janeiro. 4 Mais um; novo, segundo: Já tem um filho no exército, e prepara o outro para a aeronáutica. 5 Imediato, seguinte, ulterior: Chegará de um momento para outro. 6 Restante: Os outros seguiram na retaguarda. 7 Junta-se aos pronomes nós e vós, e este, esse, aquele para distinguir certo grupo de pessoas ou coisas: Nós outros somos assim. 8 Distinto de outra pessoa ou coisa especificada: Assumiu o comando outro oficial. 9 Opõe-se a um ou uns, uma ou umas: No entender de um, deve ser de ouro; e no de outro, de prata. sm pl 1 Outrem, o próximo: Não importa o que os outros pensam a este respeito. 2 Mais alguns: Depois de nós ainda virão outros. O. dia: não faz muito tempo; qualquer dia que não seja o de que se trata. O. que tal: o mesmo que outro tal: Se não foi você, foi outro que tal. O. tal: igual ou semelhante a outro de que já se falou. O. tanto, pop: igual, parecido. O. tu: pessoa semelhante a ti. Por outra: por outras palavras.

la.da.i.nha

sf (lat litania) 1 Série de curtas invocações em honra de Deus, da Virgem ou dos santos. 2 Enumeração ou relação fastidiosa, lengalenga. 3 Discurso longo e fastidioso. Sin: litania.

li.tur.gi.a

sf (gr leitourgía) 1 Ordem das cerimônias e preces de que se compõe o serviço divino, como se encontra determinado no ritual eclesiástico. 2 As fórmulas consagradas das orações. 3 Rito. 4 Ciência que trata das cerimônias e ritos da Igreja.

vo.to
sm (lat votu) 1 Rel Promessa livre e deliberada feita a Deus de alguma coisa que lhe é agradável, à qual nos obrigamos por religião. 2 Promessa solene; juramento. 3 Desejo sincero. 4 Oferenda feita em cumprimento de promessa anterior ou em memória e por gratidão de graça recebida. 5 Obrigação contraída em razão de promessa ou juramento. 6 Súplica ou rogativa a Deus. 7 Modo de manifestar a vontade, num julgamento ou deliberação, em tribunal ou assembléia. 8 Ato ou meio de votar; sufrágio. 9 Opinião individual; juízo. V. absoluto, Ecles: aquele que permanece válido em qualquer circunstância. V. condicionado, Ecles: aquele em que existe uma cláusula que pode anulá-lo. V. consultivo: o que se dá como esclarecimento e sem força deliberativa ou decisiva. V. de confiança: decisão das câmaras legislativas em virtude da qual fica autorizado o governo a proceder livremente sobre qualquer negócio. V. deliberativo: direito de sufrágio, numa assembléia. V. de louvor: declaração, ordinariamente por escrito, para afirmar que alguém é digno de elogio. V. de Minerva: o mesmo que voto de qualidade. V. denodado, ant: o mesmo que voto ousado. V. de pesar: o que se faz em homenagem a pessoa falecida. V. de qualidade: voto de desempate concedido aos presidentes dos corpos administrativos. V. ousado, ant: façanha que os cavaleiros faziam voto de praticar. V. plural: designação de um sistema de sufrágio em que o eleitor dispõe de mais de um voto. V. privado: voto feito em particular sem nenhuma aceitação da Igreja. V. público, Ecles: voto emitido em presença de legítimo superior eclesiástico, em algumas congregações religiosas. V. secreto: o que se verifica numa eleição política, num julgamento do júri etc., sem ser revelado o nome do votante e o nome da pessoa a que preferiu na votação. V. simples, Ecles: aquele que não invalida os atos contrários (o casamento de uma religiosa de voto simples é ilícito mas não é nulo). V. solene, Ecles: aquele a que a Igreja atribui efeitos especiais, como a nulidade de matrimônio contraído por um padre ou religioso. V. vencido: o que é dado separado pelo membro divergente da maioria, fundamentando ou não a divergência. Votos religiosos: os três votos, de pobreza, obediência e castidade, exigidos por todas as ordens religiosas. Fazer votos por alguma coisa: desejar que ela aconteça. Ter voto na matéria: ser competente nela.

lu.me
sm (lat lumen) 1 Fogo. 2 Fogueira. 3 Luz. 4 Clarão, fulgor. 5 Fonte de luz artificial com círio, vela, candeia, tocha etc. 6 fig Ilustração, guia, doutrina. 7 Esperteza natural, penetração. 8 Vet Parte inferior e anterior do casco do cavalo. 9 Porção anterior da ferradura correspondente a essa parte. 10 pop Fósforo. sm pl poét Os olhos. L. da vista: a luz dos olhos. L. de água: superfície de água; tona de água. L. de espelho: superfície refletora do espelho. Dar a lume: publicar (obra literária). Sair a lume, vir a lume: ser publicado, sair, vir à luz (obra literária, científica etc.). Ter lume de: ter conhecimento leve, vago; possuir vislumbres de alguma coisa. Ter lume no olho: a) ser esperto, sagaz, perspicaz; b) não se deixar enganar. Tirar a lume, trazer a lume: tornar patente, manifestar, publicar.

Nenhum comentário: